10 recomendações para armazenar bolos adequadamente

Quando um bolo é armazenado adequadamente, ele pode ser mantido por mais tempo. No entanto, é necessário seguir algumas recomendação para o seu correto armazenamento.

1. Horário

Sirva seus bolos em até 24 horas após preparado para garantir sua qualidade. Por outro lado, se seus bolos conterem ingredientes como frutas frescas, cream cheese ou creme, sirva-os o mais rápido possível.

2. Cubra seus bolos

Cubra seus bolos completamente para evitar a perda de umidade, pois, quando expostos, podem secar com mais rapidez.

3. Conserve adequadamente

Sempre embrulhe seus bolos, cupcakes ou fatias com papel filme plástico para criar uma barreira protetora e impedir que sequem. Verifique se todos os lados cortados estão completamente cobertos.  

4. Para fatias ou bolos cortados

Nestes casos, a parte exposta deve ser coberta. Certifique-se de que o plástico esteja grudado nessa parte, para que a umidade não escape do bolo.

5. Leve à geladeira

Bolos com creme de manteiga ou ganache podem durar de três a quatro dias. Se o bolo tiver creme, queijo creme ou frutas frescas, você não deve refrigerá-lo por mais de dois dias. Bolos de frutas cobertos de maçapão ou glacê duram mais. Evite refrigerar bolos ou corantes.

6. Bolos Congelados

Bolos congelados são mantidos por até 4 meses em boas condições. Para isto, embrulhe os bolos separadamente em um recipiente adequado antes de congelá-los. Para bolos já cobertos, envolva-os em filme plástico, inteiro ou em fatias, e coloque-os em um saco próprio para refrigerador. Isso os impedirá de absorver os outros sabores da geladeira. No entanto, não é recomendado congelar bolos com cobertura de merengue ou creme, pois eles podem se decompor.

7. Descongelamento

Ao retirar o bolo do freezer, deixe-o descongelar completamente antes de servir. Retire a cobertura, adicione um pouco de leite e misture por alguns minutos, até que a cobertura fique fofa e fácil de espalhar.

8. Temperatura

Mantenha seus bolos frios ou em temperatura ambiente. O calor fará com que a cobertura derreta e o bolo seque. No verão, se sua cozinha estiver muito quente, é melhor refrigerá-los e deixá-los por um tempo em temperatura ambiente antes de servi-los.

9. Excesso de umidade

A umidade, do ambiente ou do processo de resfriamento do bolo, pode fazer com que o fundo do bolo fique muito úmido. Para corrigi-lo, esfrie completamente os bolos em um recipiente de metal antes de cobri-los e armazená-los, para permitir que a umidade evapore mais cedo.

10. Faça testes e compare

Se você estiver assando com antecedência para uma ótima ocasião, recomendamos que experimente os bolos antes do evento. Prove meio bolo quando estiver fresco para conhecer seu sabor e congele ou refrigere a segunda metade para verificar como ele é preservado e se o sabor continua com a mesma qualidade.

Lembre-se de que na Europan Brasil, oferecemos os melhores fornos para panificação e confeitaria. Conheça nossos produtos!

Atendimento: (11) 3637-2566 | (41) 98837-6470 | (41) 3665-7762

Fonte: Assessoria Europan Brasil

Open chat
Powered by