Como funcionam os fornos de convecção?

Os fornos de convecção podem trazer muitas vantagens, pois são desenvolvidos especialmente para padarias pequenas, restaurantes e cafeterias que desejam assar seu próprio pão.

FUNCIONALIDADE

Um forno de convecção serve para cozinhar de maneira mais rápida e prática, trazendo diversas vantagens, como:

  • Redução do tempo: O ar quente está concentrado diretamente na comida, ao invés de apenas circular por ela, por isso o tempo de forno reduz aproximadamente 25%.
  • Assa uniformemente: Os fornos regulares podem ter pontos muito quentes, dependendo de onde fica instalada a resistência; mas o ventilador em um forno de convecção ajuda a circular o ar e a evitar que a temperatura varie dentro do forno.
  • Melhor cocção: O ar em um forno regular pode se transformar em umidade, fazendo com que os pães fiquem murchos. A convecção cria uma atmosfera seca que carameliza o açúcar mais rápido, para que o exterior de seu produto seque facilmente e o interior permaneça suave e úmido.
  • Economiza energia: Já que seus pães assam mais rápido – e em uma temperatura menor – em um forno de convecção, você utiliza energia com mais eficiência do que comparada à fornos convencionais.

UTILIDADES

Há muitas vantagens em utilizar os fornos de convecção e provavelmente você se pergunta o motivo de não o usar sempre, ao invés dos fornos convencionais. Isso depende do que você está preparando, pois existem situações em que você não precisa de um ventilador para que haja circulação de ar quente.

Quando usar um forno de convecção:

  • Massa folhada e tortas: a convecção gera vapor mais rápido o que ajuda as massas folhadas, tortas e croissants a crescerem melhor.
  • Biscoitos: assa mais de uma forma de biscoitos sem necessidade de virá-las, aumentando a produtividade e a qualidade.
  • Alimentos desidratados: quando se trata de desidratar comida para remover a umidade mais rapidamente, o forno de convecção é mais eficiente que o convencional.

Quando não usar:

  • O ventilador se torna uma desvantagem para certos produtos delicados como flans e suflês.

Antes de comprar um forno de convecção, você deve saber quais aspectos básicos são necessários para avaliar em um forno, pois dessa maneira poderá saber se o mesmo se adaptará às exigências do seu negócio, ao seu fluxo de produção, bem como ao tempo necessário para mantê-lo.

Fonte: Assessoria Europan Brasil

Open chat
Powered by