Você pode se perguntar qual a relação dos cuidados ambientais com a produção de pães, quais aspectos teriam que ser alterados ou como é o processo para se tornar uma padaria sustentável.

Um exemplo do que pode ser feito em direção à sustentabilidade é a produção de pão orgânico, com farinhas de alta qualidade e fermento natural. Além disso, esse processo irá melhorar significativamente a qualidade de seus produtos.

Confira algumas ideias para agregar sustentabilidade em seu negócio:

1. Utilize os melhores ingredientes

Recomendamos fazer seus pães com ingredientes orgânicos que contenham menos elementos sintéticos. Com isso, você pode melhorar o sabor deles e garantir que seus produtos sejam mais saudáveis ​​e benéficos para o consumo de seus clientes.

2. Mude as embalagens

Por outro lado, uma maneira de dar um toque sustentável à sua padaria é utilizar embalagens biodegradáveis. 

3. Utilize equipamentos de alta qualidade

Uma ótima ideia é usar fornos planejados para cumprir com rigorosas políticas ambientais. Os equipamentos Europan Brasil – por exemplo – são projetados para consumir o mínimo de energia possível.

4. Diminua o uso de plástico e papel

Padarias são as empresas que gastam mais papel na indústria de alimentos. Se você é um daqueles que constantemente joga papel após papel, existem maneiras de reduzir o desperdício, busque a melhor alternativa para seu negócio.

5. Melhore a qualidade de seus produtos de limpeza

Não apenas você pode reduzir o consumo de papel ou energia por meio de máquinas de panificação, mas também reduzir a poluição da água usando sabão feito de produtos biodegradáveis.

6. Reduza o carbono

Se você deseja reduzir os gases de efeito estufa produzidos por suas atividades, existem várias técnicas a serem utilizadas.

Por exemplo, se você fizer entregas em domicílio, poderá enviá-las de bicicleta ao seu destino, se estiver perto da padaria. Isso não apenas reduzirá o impacto ambiental, mas também apoiará outros pequenos e médios empresários na área.

Pode parecer trabalhoso, mas, a longo prazo, vale a pena. Você verá que, com o passar do tempo, você não apenas começará a fazer a diferença em seu ambiente, mas também economizará dinheiro seguindo estas recomendações.

Entre em contato

Fonte: Assessoria Europan Brasil

Open chat
Powered by